Você sabia:

Você sabia:

As primeiras colméias introduzidas no Brasil, em 1939, trazidas pelo padre Antônio Carneiro não vieram com o propósito de produzir mel, mas sim, para produção de velas de cera, necessárias para as missas da Corte.

Antes da colonização do Brasil, as abelhas sem ferrão eram as únicas produtoras de mel e as principais polinizadoras da flora e das matas nativas.

As abelhas africanas e seus híbridos com as abelhas européias são responsáveis pela formação das chamadas abelhas africanizadas, que hoje dominam toda a América do Sul. Elas não existiam originariamente nas Américas. Elas foram introduzidas durante a colonização.

O ferrão pode causar reações alérgicas em pessoas sensíveis. Dependendo do número de ferroadas, chega a ser fatal. O enxame pode atacar e provocar a morte de animais. Por ser muito agressivo, pode apresentar risco para as pessoas.

No início da conquista, as abelhas nativas da América do Sul eram consideradas venenosas pelos colonizadores portugueses.

A cana-de-açúcar chegou ao Brasil no século XVI, junto com os portugueses e, pouco a pouco, foi substituindo o uso de mel como adoçante.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Curiosidades

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s